Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de março de 2013

CONTANDO HISTÓRIA...


Conforme prometi, de vez em quando, vou contar alguns fatos curiosos, engraçados ou importantes da história do Flamengo.

Todas tiradas do livro "100 anos de bola, raça e paixão", que escrevi com os companheiros Celso Júnior e Arturo Vaz.




Com a cara na lama. No Campeonato Carioca de 1966, o Flamengo estava convicto de que poderia conquistar o bicampeonato. De fato, tinha condições para isso. A base era a mesma de 65, mas encontrou um adversário em grande fase. Era o Bangu de Paulo Borges e Aladim, que já vinha batendo na trave desde 1964.

Mesmo assim, no último jogo do primeiro turno, em 30 de outubro, o Flamengo conseguiu uma vitória sobre a equipe de Moça Bonita que entrou para a história. O Rubro-Negro perdia por 1 x 0 até aos 28 minutos do segundo tempo quando, debaixo de muita chuva, Silva conseguiu empatar. A pressão do Flamengo pela vitória só aumentou. Já eram decorridos 40 minutos. Com o ímpeto dos grandes goleadores, Almir percebeu que para alcançar aquela bola parada quase na linha gol, teria que ter a coragem dos bravos, se atirar no gramado encharcado e meter a cara e o corpo numa poça de lama  para conseguir empurrar a bola de cabeça para dentro do gol de Ubirajara Motta. Um gol épico! Foi o que garantiu a vitória heroica por 2 x 1 e a liderança do campeonato.

Mas o herói também era bandido. Na final do campeonato, dia 18 de dezembro, Flamengo e Bangu se enfrentariam outra vez na decisão do campeonato. Mas dessa vez prevaleceu o melhor entrosamento do adversário, que no primeiro tempo já abriu a vantagem de dois gols. No intervalo, inconformado, Almir já garantia que o Bangu não daria a volta olímpica. Quando Paulo Borges fez 3 x 0 aos 3 minutos do segundo tempo, Almir reafirmou a sua convicção de que o jogo não acabaria. Assim, aos 25 minutos, ele resolveu agredir de forma explícita o centroavante Ladeira que havia feito uma falta dura em Paulo Henrique. A partir daí, começou uma pancadaria generalizada com Almir correndo atrás dos atletas do Bangu. Nove jogadores acabaram expulsos, inclusive, é óbvio, Almir. Foi a maior briga que o Maracanã já presenciou e o jogo terminou ali mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário